A Comunidade Terapêutica Manancial, tem por objetivo principal, acolher dependente de drogas licitas e ilícitas, e dar a ele um local aonde ele possa ser assistido por profissionais da área da saúde e outros profissionais multidisciplinares.

São etapas de processo:

TRIAGEM:

Nesta Etapa, o acolhido é atendido pelo coordenador terapêutico e em seguida preenche a Ficha de Cadastro do Acolhido  e realiza o processo da internação. O horário de atendimento ao Acolhido é de 24 horas.

VISTORIA FÍSICA:

O coordenador terapêutico, realiza uma vistoria física para verificar se o acolhido não possui nenhuma : drogas, arma branca, arma de fogo, ferimento e etc…

HIGIENE PESSOAL:

O acolhido passa pelo processo de higiene pessoal no local, recebendo um banho, corte de cabelo, barba e roupas que são disponibilizadas pela Comunidade Terapêutica Manancial.

AVALIAÇÃO PSIQUIÁTRICA

O acolhido passa pela Avaliação Médica / Psiquiátrica, 24 horas depois da sua chegada à Comunidade Terapêutica Manancial.


 

INTERNAÇÃO:

O período de internação pode variar de 3 (três) meses a 9 (nove) meses, dependendo da evolução o dependente químico. É importante ressaltar, que o acolhido internado pode sair a qualquer momento por vontade própria, da família, indisciplina ou qualquer outra condição.

PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO

A equipe realiza 1(uma) vez na semana, para discutir aspectos diagnósticos e terapêuticos, de acordo com a visão dos profissionais envolvidos, valorizando assim a característica interdisciplinar na discussão. Isto nos permite uma visão global do problema enfrentado pelo acolhido, que tem além da reunião de equipe outras participações em conjunto, como grupos e oficinas terapêuticas.